A Pedagogia

Método de Baden Powell

  • Aprender fazendo – atividades educativas, práticas e atrativas ambientadas na vida dos exploradores (scouts).
  • Sistema de Patrulhas – pequenos grupos chefiados por um dos jovens (sentimento de “turma”).
  • Lei e Promessa
  • Uso de Uniforme

Colaboração do Pe. Sevin, SJ

  • Identificação das pequenas perfeições evangélicas do Escoteirismo
  • Patrulha como comunidade de fé
  • Sistema baseado na confiança- caridade
  • Caminho de santificação
  • Os Quatro Fins do Escoteirismo

Pedagogia da UIGSE-FSE

  • Dois Setores separados por sexo (não coeducativo)
  • Três Ramos por faixa etária
  • Sistema Hierárquico
  • Responsabilização Real dos Jovens
  • Pedagogia dos Conselhos
  • Cerimonial
  • Uniforme
  • Confiança nos Compromissos Assumidos

Cinco Dimensões

  • A Patrulha
  • Uma Lei
  • A Natureza
  • O Civismo
  • O Compromisso

Cinco Motores

  • O Interesse
  • A Ação
  • A Responsabilidade
  • O Sistema de Patrulhas
  • A Corte de Honra e o Conselho de Chefes

Cinco Fins do Escoteirismo

  • Sentido de DEUS (Objetivo)
  • Sentido de SERVIÇO
  • Desenvolvimento do CARÁTER
  • Desenvolvimento da SAÚDE FÍSICA
  • Sentido do CONCRETO

A saúde física

A vida ao ar livre permite encontrar um equilíbrio vital, que encontra suas raízes nas atividades na natureza. As guias e os exploradores são ensinados, desde sua mais jovem idade, a desenvolver-se por meio de atividades físicas lúdicas e sensibilizados em relação ao respeito de seus corpos, a fim de crescer em harmina consigo mesmos.

O caráter

Por meio das exigências da vida comunitária, na escola da natureza, o escotismo desenvolve as qualidades necessárias para a construção de uma personalidade robusta: coragem, vontade, perseverança, ultrapassagem de seus próprios limites. Conduz cada um a ter confiança em si mesmo. Busca também a alegria de viver, por meio de um bom-humor contagioso. O escotismo ensina, ainda, aos jovens da era da super-informação a discernir, a desenvolver seu senso crítico e a fazer boas escolhas.

O sentido do concreto

Junto com a formação escolar, intelectual e teórica, o escotismo insiste no desenvolvimento da criatividade, da habilidade manual, do espírito prático, do trabalho manual. Longe do virtual, o escoteiro confronta-se com o real, criado e construído.

O sentido do serviço

O escotismo é uma escola de serviço e de dom de si. Visa desenvolver, ampliar, traduzir em atos a generosidade dos jovens, fazendo-os descobrir, progressivamente, que “a verdadeira felicidade é poder dar aos outros” (Baden-Powell).

O sentido de Deus

O escotismo quer, ainda, ajudar cada jovem a saber para aonde ele vai, a encontrar o sentido de sua vida; quer ser ocasião para que cada um descubra a presença de Deus em sua vida, em si mesmo e nos outros, melhor conhecê-lo, aprofundar sua fé.