Programas

O método escoteiro a serviço da pessoa

A Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil utiliza uma pedagogia original e progressiva, a serviço da pessoa, permitindo um auto-conhecimento profundo, o desenvolvimento de seus talentos, o compromisso para com a comunidade, assim como a elaboração de um projeto de vida, segundo as aptidões de cada um.

O conhecimento do coração dos jovens, por um lado, e seus valores humanos e cristãos, por outro, permitem ao movimento ter intuições criativas, que renovam e enriquecem constantemente suas práticas educativas.

Uma Escola da Ação

A primeira originalidade do método escoteiro é o de ser uma escola da ação. O grupo escoteiro não é um lugar de aquisição de conhecimentos, mais uma comunidade de aprendizado prático da vida, em três fases, correspondentes a três faixas etárias:

  • Aprendizado pelo lúdico, para as crianças, no Ramo Amarelo;
  • Aprendizado de vida em sociedade, por meio da aventura e do assumir responsabilidades adaptadas, para os/as adolescentes, no Ramo Verde;
  • Aprendizado do ir ao encontro dos outros e da abertura de coração, do sentido do compromisso e do serviço, para os jovens, no Ramo Vermelho.

Uma educação do jovem pelo jovem

 A segunda originalidade do escotismo da FSE (Federação do Escotismo Europeu), à qual a Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil se ligam é a audaciosa aposta de uma educação do jovem pelo jovem. Longe de qualquer demagogia e graças a uma lei aceita por todos, os jovens ocupam-se do progresso uns dos outros, por meio de responsabilidades bem concretas, no seio de suas equipes.

Uma inter-educação

A fim de fazer crescer as meninas e os meninos, temos como opção de base propor aos pais, grupos de meninos e grupos de meninas. A AGEBR não faz co-educação. Graças a tal escolha pedagógica, propomos atividades entre meninos ou entre meninas, que permitirá a cada jovem melhor conhecer-se, para melhor descobrir e respeitar o/a outro/a.

Um acompanhamento personalizado

A AGEBR oferece a cada criança, adolescente ou jovem um acompanhamento personalizado, feito por jovens adultos (os/as chefes), especialmente preparados para suas responsabilidades, e conscientes das mesmas. Podemos resumir este caminho com as seguintes palavras: “Estar bem consigo mesmo, para saber bem o que se quer a fim de bem discernir como ser útil aos outros”.

O escotismo é para todas as idades e para homens e mulheres.

___

Nossos programas:

Lobas e Lobos (8 a 12 anos)

Guias e Exploradores (12 a 17 anos)

Guias-Maiores e Caminheiros (acima dos 17 anos)