Quem somos

Somos o Movimento Escoteiro Católico Brasileiro.

Não vemos o escotismo como um fim em si mesmo, mas como um meio para chegar à perfeita comunhão com Deus, para reforçar sua presença em nossas almas, para crescer na amizade com Cristo e conquistar, enfim, a bem-aventurança eterna. O escotismo é visto como um caminho para ser perfeito “como o Pai Celeste é perfeito” (Mt 5, 48). O método escoteiro não é um adendo à fé católica, e sim um modo para mais perfeitamente professá-la.

A pedagogia do Escotismo católico apoia-se em três bases fundamentais: a fidelidade aos valores cristãos conforme preceituados pela Igreja Católica; a realização de atividades separadas por segmentos distintos (masculino e feminino), sem prática da coeducação; e o cultivo de uma relação fraterna com outras associações escoteiras praticantes do escotismo confessional católico conforme proposto pela UIGSE-FSE, bem como outras associações escoteiras que de boa vontade seguem o 4º Artigo da Lei: “O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros”.

 

O Escotismo Católico praticado pela AG&E é fiel aos princípios herdados pelo fundador, Sir Robert Baden-Powell, e alargados pelo venerável Padre Jacques Sevin, SJ preservando em sua aplicação os aspectos fundamentais da prática escoteira, como: sistema de patrulhas, corte de honra, progressão por etapas bem definidas, conquista de distintivos, vida mateira, responsabilização real de seus membros, aprendizado e cumprimento da Lei e da Promessa do Escoteiro, etc.

Podemos dizer que o objetivo do escotismo católico é ajudar a cada jovem a dirigir sua vida para que seja capaz de exercer um papel útil no mundo que o rodeia, na sociedade e na Igreja.

A vida do escoteiro católico não tem sentido se não desemboca no serviço a Deus e ao próximoO Escotismo ensina os jovens a se tornarem cidadãos do amanhã e a serem capazes de assumir responsabilidades. Desde a infância à adolescência, desperta-os para as necessidades da sociedade e os faz descobrir que podem desempenhar um papel concreto e útil. O serviço aos outros está no seio da vida escoteira.

Baden-Powell definiria o Escotismo como “o civismo na escola dos bosques”.

“Semper Parati” é o lema dos exploradores que bem expressa essa vontade de servir – Sempre Pronto.

 

Clique nas opções abaixo para conhecer mais sobre nós:

Apresentação

História

Nossa insígnia

Modalidades

A Pedagogia

Decreto Pontifício