CEP

 

Os Exploradores do Brasil não possuem um quadro exclusivo de chefes adultos, normalmente identificados como “escotistas”, como acontece com os demais movimentos de escoteirismo que operam em nosso país.  Todos os adultos – sem exceção – pertencem ao Ramo Vermelho, ou seja, todos os membros masculinos estão inscritos em uma Equipe Piloto ou Clã de uma Companhia de Caminheiros e todos os membros femininos, da mesma forma, são pertencentes a uma Equipe Piloto ou às Equipes de uma Chama.

 

Há também as Equipes Distritais de que fazem parte todos os Chefes de Agrupamentos de um mesmo Distrito de Guias ou Distrito de Exploradores. Desta forma todos os adultos estão submetidos à hierarquia do Movimento.

Além da formação, que ocorre nas Companhias e Chamas, as Equipes Nacionais promovem periodicamente cursos de formação técnica e cursos de formação pedagógicas.

Cursos de Formação ou Aprimoramento Técnico – são de iniciativa das Equipes Nacionais, sob pedido de Comissários para atender às lacunas observadas na formação técnica dos chefes adultos de um certo Distrito. Não são cursos de qualificação.

Insígnia de Madeira ou Insígnia MacLaren – Em consonância com a tradição escoteira a FSE promove mundialmente cursos de Insígnia de Madeira que sinaliza o mais alto grau de formação no Método de B-P e na Técnica Scout. Seus detentores passam a pertencer à Equipe Mundial MacLaren. Não é um curso de qualificação e habilitação. Chefes IM são ainda obrigados à Formação Pedagógica.

Cursos de Formação Pedagógica (CEPs) – São cursos frequentes de qualificação e habilitação de Educadores Adultos (Chefes). Os CEPs – campos Escolas Pedagógicos qualificam e habilitam os adultos a desempenharem suas funções educativas nas unidades juvenis ou em Equipes de Formação nos Ramos Amarelo e Verde. Os chefes do Ramo Vermelho são treinados na Rota-Escola. Os CEPs são de três níveis:

  • CEP 1: Qualifica Assistentes de Chefias
  • CEP 2: Qualifica Chefes de Agrupamentos
  • CEP 3: Qualifica Membros de Equipes de Formação para transmitir os CEPs 1 e 2

 

Em nossa proposta, queremos fazer, para o Ramo Verde, ao menos dois CEPs 1 e 2 (conjuntos) por ano e um CEP 3 a cada dois anos. É possível, também, fazer CEPs esporádicos conforme a necessidade, e aplicar o CEP 1 separado do CEP 2. Os CEPs para o Ramo Amarelo serão realizados conforme a necessidade, como também as Rotas-Escola.