Atividades Nacionais

A Associação das Guias e Exploradores do Brasil promovem atividades nacionais para o encontro de seu efetivo, a celebração de seus feitos, a ação de graças a Deus e o crescimento na amizade entre os praticantes do escoteirismo católico.

 

Entre essas atividades nacionais estão as seguintes:

 

Acampamento Nacional: o nosso grande jamboree, um acampamento de confraternização, atividades mateiras e oração, entre todos os ramos e segmentos do movimento, feito de quatro em quatro anos.

Rota Nacional a Aparecida: a culminação do ano escoteiro do Ramo Vermelho, uma peregrinação envolvendo todo o país. São duas rotas, uma para Caminheiros e outra para Guias-Maiores, em datas diferentes, rumando ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. No caminho, os participantes acampam, rezam, se confessam, fazem atividades mateiras, seguem mapas e sinais de pista, participam de meditações e reflexões, cozinham seu alimento, visitam igrejas e mosteiros, assistem Missas e outros atos litúrgicos, terminando com a chegada no Santuário.

Regata Nacional dos Exploradores e Guias do Mar: uma competição náutica nacional para agrupamentos do mar.

Aventura Nacional Piloto: um fim-de-semana com atividades de aventura (trilhas, escaladas, mountain bike, atividades náuticas, arco e flecha, bivaques) para Pilotos (as), Caminheiros-Pilotos e Guias-Maiores-Pilotos, isto é, participantes do Ramo Vermelho que sejam EP e RP.

Jamboree Virtual Nacional: um evento em que participantes de todos os ramos e segmentos se comunicam pela internet para estabelecer laços de amizade e trocar informações sobre o escoteirismo.

Indaba Nacional: são reuniões nacionais, sem periodicidade fixa, com a participação de todos os comissários gerais e provinciais, podendo participar, se desejarem, os comissários distritais e outros chefes e assistentes.